quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cinomose Canina


Recentemente perdi meu cachorro para uma doença devastadora: Cinomose.
Fui testemunha do grande sofrimento do meu cãozinho de 05 anos, ele contraíu o vírus da Cinomose dentro de uma Pet Shop, onde ele foi levado apenas para um banho e tosa.
A doença não tem cura, pode ser amenizada, mas fica sequelas, a porcentagem dos que sobrevivem é mínima. Eles passam por vários estágios, chegando até a cegueira, suas patas trazeiras perdem estabilidades, até chegar num ponto de parar totalmente de andar, as dores são constantes, partes do corpo começam a paralizar. Os remédios parecem não fazer efeito...
 O veterinário que cuidou dele nos orientou a eutanásia por não enxergar nenhuma solução, mas o amor incondicional pelo nosso companheirinho de 05 anos nos fez seguir adiante com um pouquinho de esperança, e também com um outro fator: não conseguíamos ver a possibilidade de aceitar que tomássemos uma decisão como essa.
Infelizmente foi alguns dias depois que a doença estava cada vez mais se fortalecendo, e o sofrimento dele aumentando, e a tal decisão era a única solução para ver o seu alívio...
Foi em casa que  presenciei todo o procedimento feito pelo veterinário, e assim ver  o nosso bichinho indo embora lentamente, sem dores. chorando muito lembrei de todos os momentos felizes que passamos ao seu lado...05 anos, seu nome: Boomer.
O impacto foi muito grande em casa, eu e meu marido chegamos a nos culpar demais, pois cuidamos muito dele mas faltou algo que foi o mais importante, a vacinação, algo que nós, assim como muitas outras pessoas não demos créditos, sempre deixando para depois,
O meu relato aqui é  para que possa servir como uma lição à muitas pessoas.
Vacine seu cãozinho 01 vez ao ano, pois a vacina que o veterinário orientar deixará eleimunizado contra  o vírus da cinomose entre outras. 
O que diz no  Wikipédia sobre a doença:
A cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), da família Paramyxoviridae, que atinge animais da famíliaCanidaeMustelidaeMephitidae e Procyonidae (entre eles cães, furões/ferrets e alguns outros animais silvestres). Em Portugal é também conhecida como esgana. Ela degenera os envoltórios lipídicos que envolvem os axônios dos neurônios, conhecidos como baínha de mielina. Ela afeta a todos os cães e é raro que haja algum que não tenha sido exposto ao vírus, exceto no caso de cães que vivem isolados. Junto com ela, geralmente aparecem infecções causadas por bactérias.

Transmissão

A cinomose, carrega o vírus até que ele chegue a um animal sadio. A transmissão ocorre, em geral, através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode se dar através de um espirro do animal doente, espalhando a secreção ao redor e contaminando os cães que estejam por perto. É muito importante que se diga, que o vírus da Cinomose tem pouca resistência em nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro, o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença, diferentemente do que ocorre com a  parvovirose, por exemplo.
As características climáticas do inverno favorecem a presença deste vírus no ambiente,por isso nosso cuidado deve ser redobrado nesta época. Apesar da sensibilidade do vírus no ambiente, há muitos relatos de casos de criadores que perderam animais vitimados pela Cinomose, após serem introduzidos em ambientes onde outros cães haviam morrido anteriormente, no período de até seis meses atrás. Por esse motivo é aconselhável concluir todo o esquema de vacinação, de pelo menos três doses,antes de introduzi-los nesse ambiente contaminado.


Sintomas

A Cinomose é a doença mais importante dos cães. A descrição clássica em livros textos é de uma infecção viral aguda caracterizada por febre bifásica, secreções nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarréia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins plantares, mioclonia e sintomatologia neurológica.
Tanto os animais tratados quanto os não tratados podem desenvolver sintomatologia nervosa, mas esta é mais comum nos últimos. Essa fase nervosa da doença pode ser caracterizada por espasmos musculares (mioclonia) e comportamento fora do normal. Esse "comportamento fora do normal" é provocado pela desmielinização do sistema nervoso, o cão pode se tornar agressivo e não reconhecer o dono. Com o degeneramento avançado da baínha de mielina, o cão pode apresentar paralisia devido à fragmentação dos neurônios. Embora hoje em dia muitos Veterinários recomendem a eutanásia de um animal com paralisia pela cinomose, a acupuntura tem sido um tratamento alternativo bastante utilizado, inclusive mostrando alguns casos de sucesso.(Carece de fontes)
Como a maioria dos cães infectados ficam com as pupilas dilatadas, ao notar isso é aconselhável manter o cão em local com pouca luz, isso evitará a queima da retina evitando a cegueira.
_____________________________________________________________
OBS.:"É uma doença que precisa ser levado muito a sério, proteja seu cãozinho,  não espere o pior acontecer." 

11 comentários:

  1. Muito bom, Celma, vale muito este alerta.
    Só p acrescentar, no caso da leptospirose, dependendo da região onde vive (por exemplo, qd vive em casa ou em bairros mais pobres, com saneamento mais precário), é recomendável q o animal seja vacinado de 6 em 6 meses. Outra coisa é a vermifugação, que deve ser feita de 6 em 6 meses também, independente do animal estar com vermes ou não. E mais uma coisa é o exame de sangue, principalmente quando o animal já está ficando velhinho. O meu Half morreu de insuficiência renal aos 14 anos por que descobri a doença tarde demais, ela poderia ter vivido mais, mesmo com a doença. Depois disso, passei a fazer exames de sangue anualmente na Penélope ("esposa" dele) e na Rebeca (filha dele). Graças a isso, pude detectar cedo na Penélope a insuficiência renal (normal qd os cães começam a ficar idosos) e graças ao tratamento ela conviveu bem com a doença por 2 anos, até realmente não ter mais jeito (ela já estava com 15 anos qd morreu).
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vanessa Moraes12 setembro, 2011

    Olá Celma,

    Sinto muito pela perda do seu querido Boomer. Seu depoimento é bastante emocionante, e apesar do momento difícil pelo qual está passando, nos esclarece através de seu blog, com informações muito importantes acerca dessa doença tão traiçoeira, que pode atingir os nossos amados bichinhos. A questão da vacinação vem nos advertir sobre a importância de ficarmos sempre atentos com esse simples gesto, que no futuro poderá evitar o sofrimento de nossos amiguinhos queridos e nos privar da companhia dessas criaturinhas que merecem todo nosso amor e dedicação. Parabéns por essa brilhante iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Vanessa, a precaução é a melhor opção para uma longevidade saudável dos nossos bichinhos, infelizmente eu descobri tarde demais sobre a tão importância das vacinações anuais que o protege de várias doenças,e como vc disse, é um simples gesto que evitará tanto sofrimento aos nossos bichinhos,
    Flávia, obrigada por compartilhar suas experiências aqui, pois através delas nos trouxe dicas muito importantes, muitas pessoas
    se preocupam apenas no exterior dos seus cãezinhos,se esquecendo que eles são como crianças, precisam de pediatras ( veterinários ) e as vacinas anuais,
    bjo meninas,
    Celma Araújo

    ResponderExcluir
  4. Oi Celma até compartilhei suas importantíssimas informaçãoes no mural da minha rede social do FB, e como temos amigos com pets uma delas curtiu e outra tbm perdeu sua cadelinha pelo mesmo motivo do Boomer. Muito importante alertar geral. Um grande abraço sou a dona do Bob, poodle c/9 anos.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Meg por compartilhar nos ajudando em divulgar esta causa, sabe, acredito que se houvesse mais informações à população sobre o problema, muitos bichinhos que já se foram estariam aqui compartilhando alegrias com seus donos.
    Bjos
    Celma Araújo

    ResponderExcluir
  6. Oi,Celma;acompanhamos seu sofrimento com o Boomer,cãozinho que aprendemos a amar,mesmo a distancia.É dificil só de imaginar o que vocês passaram;vivenciar,então...
    Seu depoimento sobre a doença,é muito importante.
    Bjs
    Sura,"mãe" da Mahya

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Sura pelo apoio, continue visitando o blog, sua colaboração é muito importante, viu!
    gde bjo pra vc e tbm pra Mahya

    ResponderExcluir
  8. É um alerta. Tento ter cuidado com meus cachorros para não contraírem essa e outras doenças...
    Bom, é uma enorme perda, perdi minha cadela esse ano, mas pelo tempo, então foi válido.

    :)

    ResponderExcluir
  9. oie tenho otima noticias pra vcs que tenham seu amiguinho com essa MALDITA doença ha 2 meses atras consegui salvar minha cadelinha uma lhasa apso da cinomose ela tem 6 meses agora ja comprei ela contaminada e nao sabia a batalha é grande mais compensa o veterinario ficou muito feliz porque ate ele achava que a BIA nao fosse resistir o tratamento é longo vc tem q ser persistente ela foi tratada com soro cino globolim ,organoneurocerebral, vertizen d ,dramin b6 glutamax gp euma pomada para os olhos regencel e lavar com soro .e tbm dipirona
    para febre e dor . e uma alimentação excelente . o cino globulim é diariamente sub cutanea 2 ml o organoneurocerebral 1 comprimido por dia e o vertezine tbm só um por dia dramin 6 gotas de 8 em 8 horas se tiver vomito o glutamax gp 2 ml 2 vezes por dia e a dipirona de 8 em 8 horas tbm e a pomada dos olhos 2 vezes por dia tbm antes lavar com soro dixar sempre limpo para nao grudar e fechar os olhinhos oferecer agua de coco sempre para nao desidratar e dar comida de 3 em 3 horas . eu dava figado pra sopinha de carne com legumes mingau de mucilon de arroz e leite de soja sempre com acompanhamento do veterinario dela . graças a DEUS conseguimos salvar ela isso é muito gratificante . obs ..... a comida é tudo batida no liquidificador e peneirada e coloque em uma seringa de 20 ml e se dedique bastante seja otimista que vale a pena . bjs e boa sorte .

    ResponderExcluir
  10. Olá! Estou impressionado com o conteúdo e contente. Te sigo faz um tempo.
    Olha,estamos montando uma grande lista com vários blogs dispostos a visitar, comentar e\ou clicar nos parceiros todos os dias e nos correspondemos por e-mail.
    Ex. se forem trinta pessoas, voce clicará nos seus amigos e os outros 29 clicarão\visitarão o seu. O interessante é que tenho outros blogs com o mesmo tema que o seu. Se quiser participar da nossa corrente de divulgação me envie um e-mail para jo.targino22@gmail.com e lhe retornarei o mais breve possível com detalhes tá bom? Super abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Atenção!
    Eu tratei o meu cachorro de cinomose com Vitamina A e levando ao veterinário para dar antibióticos e baixar a febre. Com febre os cachorros se recusam a comer. As informações abaixo vem da wikipedia, que diz que de acordo com um artigo científico o tratamento com a Vitamina A funcionou em 100% dos casos. Ainda a wiki, diz que a dosagem suportada por cachorros de Vitamina A seria de 300.000 UI/kg, o meu cachorro tem 20 kg e eu dei mais ou menos 300.000 UI por dia, em comprimidos de 50.000 UI cada, por 1 mês, levando para o veterinário para tratar os outros sintomas, funcionou para o meu cão. Segue as informações:

    "A primeira constatação foi quando a indução de altos níveis séricos de Vitamina A, que é um tratamento ostensivamente utilizado para tratamento de sarampo, produziu um efeito de 100% de cura em animais experimentalmente infectados. O grupo que não recebeu a suplementação todo veio a óbito."
    "A constatação da eficácia da Vitamina A no tratamento da cinomose encontra nos carnívoros, especialmente nos cães, um aliado excepcional, que é sua capacidade de conversão da Vitamina A em ésteres não tóxicos. Para os cães em especial existe um valor de referência para mensurar o risco da hipervitaminose, um estudo realizado nos Estados Unidos constatou que é preciso uma dosagem de 300.000 UI/kg diária, durante trinta dias, para que os primeiros sinais de hipervitaminose apareçam; e é preciso sessenta dias de ingestão dessa dosagem para levar o animal a óbito."

    ResponderExcluir

Comente!
o seu comentário é muito importante!!