O pôster de campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi produzido por um artista de rua de Los Angeles Shepard Fairey.
A obra fez tanto sucesso que concorreu e ganhou o prêmio de design britânico Brit Insurance Design Award 2009.
O Pôster com a imagem de Obama em vermelho, branco e azul venceu outros 90 concorrentes e foi escolhido como o design mais inovador e avançado dos últimos 12 meses.
Fairey é um famoso artista de rua dos Estados Unidos, com um estilo de trabalho parecido com o da propaganda. O artista criou uma série limitada desta imagem para vender em 2008 e divulgar a campanha presidencial do então candidato Barack Obama.
A imagem não se restringiu apenas ao cartaz, sendo reproduzida e transformada em adesivos e camisetas nos Estados Unidos. Ao receber o prêmio na cerimônia no Museu do Design, Farey agradeceu aos jurados e falou sobre como surgiu a ideia para o trabalho. "O pôster foi criado como uma ferramenta para a campanha de Obama e estou muito honrado com o fato de ele ter sido reconhecido pela criatividade e contribuição ao design gráfico, especialmente entre todos os outros incríveis indicados em várias outras disciplinas", afirmou
O cartaz de Obama foi indicado pelo especialista em design britânico Patrick Burgoyne para o prêmio na categoria de artes gráficas. O cartaz se transformou em uma espécie de testamento do sucesso da campanha presidencial de Obama, além de ser um símbolo histórico.
"Parece ser uma das imagens determinantes da campanha presidencial dos Estados Unidos além de ser um exemplo de como os designers podem se envolver em campanhas políticas de uma forma expressiva -- as vendas deste pôster arrecadaram mais de US$ 400 mil", afirmou Patrick Burgoyne.
"O pôster de Obama é uma lembrança do impacto do design em nossas vidas diárias. O cartaz se transformou em um símbolo internacional da história recente", disse Deyan Sudjic, diretor do Museu do Design de Londres.
O pôster de Obama, junto com os vencedores de outras categorias como arquitetura, moda, mobília e produto, ficarão em exposição no Museu do Design de Londres até o dia 14 de junho de 2009.
.
tipo... acho q consigo fazer igual no photoshoping
ResponderExcluir=PP
Fez historia mesmo essa imagem, impressionar pela simplicidade e autenticidade. com certeza abriu espaço pra novas possibilidades no desiner de campanhas politicas, bastante calcado de cartazes socialistas da união soviética, linhas duras e cores vibrantes.....
ResponderExcluir